TOM FARIAS: TODA A FÚRIA
0 0
Read Time:2 Minute, 10 Second

Um dos curadores do 11º Fliaraxá, o jornalista, escritor e crítico literário Tom Farias está lançando o livro “Toda Fúria”, romance urbano que é ambientado no Rio de Janeiro e tem como protagonista Caniço. Assim como Macunaíma, personagem de Mário de Andrade (cujos 130 anos são comemorados no Festival), Caniço é um anti-herói, um herói às avessas. A semelhança entre os dois personagens se dá na falta de caráter e no pertencimento à malandragem, à bandidagem e à vida mundana carioca.

“Caniço é esse aventureiro dos trilhos de trem, das calçadas da Zona Sul, das ruas e avenidas cariocas e dos morros, favelas, muquifos, cortiços e barracos do Rio de Janeiro”, comenta Tom Farias. “Toda Fúria” retrata as mazelas da população pobre que, por diversas razões, são obrigadas a viver às margens da sociedade. Tom complementa: “Essa personagem é um rato desse esgoto social que, infelizmente, prolifera-se cada vez mais, produzindo assim mais ratos e descobrindo cada vez mais esgotos sociais”.

A novela “Toda Fúria” tende a causar um frisson e arrepiar consciências, ao mesmo tempo em que chama atenção para a trajetória das juventudes carioca e brasileira ao mesmo tempo. Trata-se de um romance cuja fúria advém de emoções, do descontrole que só agrega violência, do descompasso social. Só agrega a fúria indomável.

Tom Farias lança seu novo livro “Toda Fúria” na quinta-feira, dia 06/07, às 18h. O evento será sediado no Estádio Municipal Fausto Alvim e tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário e professor, com especialização em literatura do final do século XIX. Além de “Carolina, uma biografia”, é autor de outros livros sobre personalidades negras brasileiras, como José do Patrocínio, importante figura do movimento abolicionista (“José do Patrocínio, a pena da abolição”, de 2019) e o poeta Cruz e Sousa, considerado um dos fundadores do simbolismo (“Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, de 2008). Também é autor de romances, ensaios, artigos e roteiros.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook da Fliaraxa.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %