PINTEREST SEM SEGREDOS
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Por Catie Marques Teles, do Blog do Pinterest

 

Compartilhar o seu conteúdo com o mundo não é uma tarefa fácil. Enquanto postar aquelas fotos que você tirou com o celular pode até ser simples, desenvolver um conteúdo relevante é um desafio pra quem ainda está começando.

Por isso criamos este guia que todo criador de conteúdo do Pinterest precisa conhecer, seja para entender o que é um Pin de qualidade ou simplesmente para saber como a plataforma funciona.

Como o conteúdo do Pinterest funciona

Que tipo de conteúdo eu posso criar no Pinterest?
O Pinterest é a plataforma da inspiração. As pessoas usam o Pinterest para encontrar ideias de todos os tipos, seja para procurar coisas de que precisam no dia a dia ou comprar produtos para momentos importantes. Mais do que um conteúdo perfeito ou uma estética específica, as pessoas que usam o Pinterest buscam conteúdos com os quais se identificam e ideias que as motivem a experimentar algo novo.

Você pode criar conteúdo sobre qualquer coisa que é interessante pra você. Só pedimos que seus “Pins” sejam inspiradores, positivos e que convidem o público a colocar as ideias em prática. Incentive o seu público sugerindo dicas para melhorar a sua rotina, exercitar sua criatividade, criar receitas saudáveis para o jantar da semana e desenvolver uma rotina de autocuidado ou um tutorial para reaproveitar roupas velhas.

Como as pessoas vão encontrar meu conteúdo?
Seus Pins podem aparecer em diferentes lugares na plataforma. O espaço de maior destaque é o feed inicial, que as pessoas veem assim que entram no Pinterest. Cada pessoa vê um feed personalizado de ideias relacionadas a seus interesses, então é provável que cada uma encontre os conteúdos que mais chamem a sua atenção. Os seus Pins também podem aparecer nos resultados das pesquisas das pessoas ou em subpastas de “Pins relacionados”, perto de Pins ou de pastas específicas.

Como funciona o sistema de recomendações?
O Pinterest é diferente das outras plataformas on-line porque o conteúdo é exibido com base nos tópicos e sinais de engajamento, e não em ordem cronológica. Com o passar do tempo, o seu conteúdo vai continuar aparecendo para públicos relevantes, muito depois da data de publicação.

Como os Pins mais inspiradores são aqueles que estimulam as pessoas a de fato colocarem uma ideia em prática, o Pinterest prioriza conteúdos que tenham alta evidência de engajamento significativo. E a métrica mais eficiente para mensurar o engajamento das pessoas com um Pin — e a repercussão de uma ideia — são os Pins salvos. Então, se um Pin for salvo muitas vezes, o sistema vai recomendar esse Pin nas páginas principais da plataforma, em vez de recomendar conteúdos menos inspiradores ou que têm menos engajamento.

Com que frequência devo publicar conteúdo?
No Pinterest, qualidade e relevância são mais importantes do que frequência. Então você pode determinar o melhor cronograma pra você, mas, via de regra, é uma boa ideia publicar semanalmente. Como o conteúdo aqui não tem data de validade, seu talento tem mais tempo para brilhar e as pessoas vão continuar vendo seus Pins.

Como faço para criar Pins virais?
No Pinterest, o objetivo não é viralizar. Aqui a gente não faz posts estilo “caça-clique” nem pensa em formas de deixar as pessoas mais viciadas no celular. Em vez de pensar em viralizar, foque no engajamento e na relevância, porque é assim que as marcas conseguem resultados no Pinterest. E não deixe de seguir as práticas recomendadas para criativos para fazer seus Pins se destacarem.

Quais métricas devo monitorar?
Procure sinais de que as pessoas de fato estão se inspirando com as suas ideias e querem levá-las para a vida real, como Pins salvos, comentários e seguidores. Por exemplo: se as pessoas estiverem salvando os seus Pins para colocar as ideias em prática depois, essa é uma boa pista de que seus Pins estão conseguindo uma boa repercussão.

Como posso verificar o Analytics do meu perfil no Pinterest?
Primeiro, dê uma olhada nas estatísticas do seu Pin. Esses painéis personalizados mostram métricas importantes, como Pins salvos, impressões (o número de vezes que os seus Pins apareceram na tela), seguidores (o número de seguidores obtido com um Pin) e cliques. E você vai ver que é fácil monitorar o desempenho dos seus Pins ao longo do tempo. Essas estatísticas ficam visíveis somente para você e podem te ajudar a ter ideias que engajem o seu público ainda mais.

Agora é só começar. Lembre-se dessas dicas pra começar a publicar suas ideias e criar Pins que inspirem todo mundo. Combinado?

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