O PODER DE ATRAÇÃO DAS VITRINES NO JORNAL10
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O poder de atração das vitrines
Carlos Franco (reportagem publicada pelo Jornal10 em 4 de setembro de 2021)
Pesquisas dos mais renomados institutos do mundo, com ligeiras variações, apontam que as compras por impulso respondem por cerca de 80% das vendas do comércio. É aí que entra o poder daquilo que o consumidor vê. Não adianta colocar produtos caros numa vitrine, é preciso que a vitrine seja o espelho de um desejo e tenha produtos diversificados, para todos os bolsos, aqueles recheados de dinheiro ou polpudos cartões de crédito e aqueles com moedas e um limitado cartão de débito. Isto porque o gatilho será sempre o desejo que já existia ou que passou a existir pelo o olhar que impulsiona a compra.
É este o segredo, por exemplo, da rede de departamentos Macy’s, de Nova York, que atrai, todos os anos, multidões para suas vitrines de Natal e a sua famosa parada de fim de ano que, literalmente, fecha o trânsito da cidade que é o epicentro do consumo. Nestas vitrines, não estão expostos apenas produtos caros, mas aqueles mais baratos que contribuem para a realização de um desejo. Se não dá para comprar um Snoppy gigante, quem sabe um chaveiro?. É assim que o desejo de compra do consumidor se manterá por mais tempo e ele também realiza o desejo de ter um Snoppy, ainda que em miniatura. Só que foi a vitrine que o atraiu e ele se sentiu parte dela e pelo impulso levou o produto.
As marcas de luxo há muito perceberam isto. Por exemplo: nem todo mundo pode comprar uma Ferrari, mas pode comprar um perfume da marca ou um chaveiro, o importante é manter esse desejo, torná-lo fã da marca e assim, quando tiver o dinheiro, será esse o seu desejo, o famoso carro.
Para isso, o vitrinismo desenvolveu, ao longo do tempo, algumas táticas, como lembrar o consumidor de datas importantes e atraí-lo para a realização de um desejo latente, ou mesmo colocar um na sua agenda. Não é sem motivo que, agora, com o anúncio da chegada da primavera no próximo dia 21, as lojas já começam a ganhar em suas vitrines flores e vasos de flores, inclusive supermercados. Isso estimula o consumidor a procurar fazer parte deste momento, desfrutar da primavera.
Lojas que vendem passagem aproveitam para exibir belas imagens de destinos como Gramado e Canela, com seus canteiros de hortênsias. Se não vai dar para ir, o consumidor acaba levando para casa um vaso de hortênsia e, assim, se sente mais próximo destas cidades sulistas. O fato, que movimenta o mundo do comércio, é que o desejo foi despertado e, mais cedo ou mais tarde, será realizado.
O poder das vitrines, dos anúncios focados em promoções relacionadas ao tempo presente das realizações, é o que move o mundo. É o que impulsiona as vendas.
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