Read Time:4 Minute, 15 Second
Se a vida te deu um limão, faça uma limonada
Carlos Franco (reportagem publicada na capa do Jornal10 em 19 de agosto de 2021)
O limão, fruta da espécie Citrus está presente em todo o país, é uma fonte importante de energia e saúde para o corpo humano. De origem asiática que da Pérsia chegou à Europa, o limão está presente na culinária, em salgados, doces, sucos, drinques e também como tempero de carnes e saladas. É um fruto rico em vitaminas A, do complexo B e C, além de sais minerais como ferro, cálcio, fósforo, cobre e magnésio. Azedinho, ajuda no combate de várias doenças, realizando uma espécie de limpeza no corpo humano e por ser riquíssimo em vitamina C é um forte aliado contra gripes e resfriados. Os espanhóis para minimizar o azedo passaram a consumi-lo com mel, o que acabou por propagar ainda mais seus benefícios em todo o mundo.
Taeq, marca de produtos saudáveis do Grupo Pão de Açúcar, decidiu consultar a nutricionista Giovana Morbi para listar os benefícios desta fruta fácil de encontrar em todos os lugares e que não exige muitos cuidados para ser cultivada em quintais até mesmo vasos. Confira os dez motivos que vão de estimular a consumir o limão diariamente:
1) Evita a propensão de pedras nos rins: Ingerir meia xícara de limonada natural diariamente, proporciona a produção do citrato, um sal que impede a formação das pedras no organismo.
2) Alivia as dores de garganta: Acrescido de mel, o suco ou chá de limão, ameniza os sintomas da dor de garganta. Uma boa sugestão é acrescentar gengibre, que além de desintoxicante, ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
3) Para emagrecer: O limão está entre as frutas que são ricas em pectina, uma fibra natural que controla a glicemia e ajuda a combater a fome.
4) Fornece energia para o corpo: Além de energia, o limão também é um aliado ao bom humor. Consuma 1/2 copo de água morna com limão e perceba a diferença. A fruta ajuda a limpar o estômago, purificar o sangue e proteger o organismo de muitas doenças, beneficiando o funcionamento do organismo.
5) Alivia nas coceiras: A união do suco de limão com o amido de milho pode ser a sua solução para as picadas de inseto, ameniza a coceira e a dor quando passado sobre a pele.
6) Ótimo para digestão: O suco de limão elimina os resíduos e toxinas do corpo. Ele auxilia na produção de bile no fígado, que é um ácido necessário para a digestão. A dica é misturar o suco de limão com a farinha de linhaça, segundo pesquisas, a ingestão dessa mistura 30 minutos antes da refeição, inibe o apetite, devido à presença da pectina, trazendo a sensação de saciedade e promovendo a perda de peso.
7) Atua no combate ao câncer: O limão contém propriedades alcalinizantes e desintoxicantes que evitam a propensão das células cancerígenas.
8) Rico em potássio: Um dos minerais mais importantes para o bem-estar do corpo também é encontrado no limão. Durante todo o dia, perdemos esse mineral, através do suor, por exemplo, e uma boa maneira de repor não é só através da banana, consumir suco de limão pela manhã é uma boa sugestão.
9) Abaixa a febre: O limão contribui para abaixar a temperatura do corpo, segundo pesquisas. Um suco de limão pode ser uma boa pedida!
10) Equilibra o pH do sangue: É uma das frutas mais alcalinizantes, apesar de ácido, ajuda a nivelar o pH, beneficiando o organismo.
Água detox: Tomar a água detox ao longo do dia pode ajudar a expelir as impurezas do organismo e desinchar o corpo. Corte fatias de limão e pepino, acrescente hortelã em uma jarra de água. Deixe na geladeira durante a noite. Experimente!
Caipirinha, uma tradição brasileira
Há dúvidas de onde surgiu a famosa mistura de cachaça com limão que deu origem à brasileiríssima caipirinha. Só se sabe que no período colonial os canaviais foram tomando conta da paisagem e muitos pesquisadores, como Luiz da Câmara Cascudo, apontam o interior de São Paulo como o berço da caipirinha. Piracicaba garante que foi lá que surgiu. Pirassununga, terra da popular cachaça 51, tem fama de ter as melhores caipirinhas, posto reivindicado por milhões de bares espalhados pelo país. O fato, porém, é que esta mistura de cachaça e açúcar, ambos derivados da cana-de-açúcar, com o limão tornou-se um drinque popular de grande aceitação e há algum tempo faz a fama do Brasil no exterior. Os turistas nunca resistem aos seus encantos.
Refrescante, a caipirinha se espalhou, sendo consumida em casas e bares devido ao seu fácil preparo e um custo baixo que garante a folia alcoólica, claro que, como tudo excesso, pode fazer mal, resultar numa tremenda dor de cabeça no dia seguinte, aquela ressaca que joga por terra, ou nos vasos sanitários, os benefícios do limão. Então, melhor consumir com moderação e, se beber, não dirija sob o risco real de esta ser sua última caipirinha. O que, é claro, não vai ter a menor graça.
Happy
0
0 %
Sad
0
0 %
Excited
0
0 %
Sleepy
0
0 %
Angry
0
0 %
Surprise
0
0 %
Comentários