ARAGUARI NO JORNAL10
0 0
Read Time:2 Minute, 16 Second

Parabéns, Araguari, por seus 133 anos

Carlos Franco (reportagem publicada no Jornal10 na edição de 20 de agosto de 2021)

A cidade de Araguari completa 133 anos no próximo dia 28 de agosto de 2021, três dias antes de Uberlândia completar o mesmo tempo de fundação. Nesse período, muita coisa mudou, enquanto Uberlândia cresceu e se projetou como importante centro de distribuição de produtos agrícolas e industrializados, Araguari manteve a sua vocação para agricultura e hoje colhe frutos com um dos mais valorizados cafés da região do cerrado, sem deixar de lado a fruticultura. Cidade com 118 mil habitantes, Araguari manteve aquele ar provinciano de Minas Gerais e conservou monumentos que são testemunho do seu passado histórico como a antiga estação ferroviária, hoje cartãopostal da cidade.

Seguindo a vocação ligada à produção de frutos e flores, seus quintais ainda têm a presença de sombrosas mangueiras, goiabeiras e jabuticabeiras. Sua gente, sempre hospitaleira, recebe turistas para um passeio por suas amplas ruas e avenidas centrais, onde se destacam a Praça Manoel Bonito e o hoje Museu Ferroviário, na antiga e imponente estação de onde partiam Marias-Fumaças que cortavam o Triângulo Mineiro levando mercadorias e passageiros. É uma verdadeira viagem no tempo.

Mas se tem Araguari, tem o rio Araguari, na linguagem indígena “rio das araras”, e nele cachoeiras que atraem turistas e que ficam em diversos riachos que tornam este rio uma importante fonte de abastecimento de água também para o campo e irrigando de vida a vizinha Uberlândia. Entre as cachoeiras de Araguari, destacam-se a das Irmãs, a do Picarrão, a Corredeira do Pau Furado e o Lago do Paraíba. Um atrativo especial é a Usina da Emborcação, onde o visitante pode pescar, nadar, acampar e praticar esportes náuticos. Detalhe: nesses passeios é preciso tomar muito cuidado, pois são abundantes as pedras e, com isso, os riscos de fraturas. E, se não souber nadar, aproveite apenas a beleza das margens das cachoeiras e do correr lento e sonoro das águas dos rios e riachos.

Outra grande atração de Araguari é o Bosque John Kennedy, onde é possível fazer um passeio entre árvores e alamedas sempre floridas. O bosque homenageia o famoso presidente dos Estados Unidos da América (EUA, para os americanos USA) que foi assassinado a tiros em 1963 e é um dos mais conhecidos da história daquele país. Por isso, muitas crianças que nasceram após sua morte ganharam dos pais este nome, que não é raro na região do Triângulo Mineiro. Qual o seu nome? Kennedy responderam muitos.

Em 133 anos, Araguari progrediu muito, mas continua uma típica e aprazível cidade mineira que vale um passeio. Afinal, para os uberlandenses bastam 30 minutos para desfrutar dessas belezas tão próximas. Parabéns, Araguari.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %